domingo, 17 de julho de 2011

Islam em Goiás



Entrevista com I-do Ali


Qual seu nome ?


I-do Ali

Quando se reverteu ao Islam?

25 agosto de 1983

Como se tornou muçulmano ?

Fui fazer um trabalho academico sobre aspectos religiosos de minha cidade na epoca DOURADOS - MS e conheci a mesquita local, e nisso pesquisei e senti grande vontade de voltar e foi a partir desse momento que me senti com vontade muito grande de fazer parte dos ensinamentos de Allah ta ala por meio do sagrado profeta Muhammad (saws)

Como é ser muçulmano no Brasil ?

Desafio. Seria a palavra mais apropriada, pois no mundo atual em cada esquina em cada momento o muçulmano tem de lidar com adversidades que nao estão de acordo com o DIN, por outro lado é muito bom pois me sinto abençoado de ter sido escolhido por Allah para tentar com muita humildade levar a palavra ao proximo sobre a religião da verdade


Qual a sua visão acerca da Mulher no Islam?

A mulher no Islam é uma completa e sublime benção de Allah ta ala, é a origem da vida aqui na terra, e deve ser respeitada como todo ser humano que acredita na unicidade de Allah e serve ao Unico e verdadeiro Deus

Deixe um recado para aqueles que não conhecem o Islam.

Quem quiser conhecer mais sobre o din eu e meu irmão Muhajir temos um projeto de leitura islamica aqui em Goiania inclusive com livros gratuitos sobre o Islã para distribuição. tenho um blog chamado http://www.annabaislamya.blogspot.com quem quiser me add por favor fique a vontade

Allah Maak!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entrevista


Qual seu nome ?

Antonio Gueiros Bezerra Junior adotei o nome islâmico de Abdul Aziz.

A quanto tempo se reverteu ao Islam ?

Minha reversão foi em 14 de maio de 2000, ou seja, faz 11 anos.

Como se tornou muçulmano ?

Na época não havia a divulgação que existe hoje. O acesso a internet é bem menor e não havia tantos sites islâmicos. No meu caso foi estudando livros sobre história, sobre religiões. Uma pesquisa solitária e demorada. Decidi ser muçulmano no final de 1999 e pesquisei os telefones dos centros islâmicos existentes, começando pela escola islâmica, onde liguei na época das férias e esperei que retornassem para que pudessem encaminhar um telefone ou endereço. Nesse processo liguei para a mesquita Brasil depois liguei para o Sheikh Ali Abdouni que passou o telefone do CDIAL e a partir daí comecei a receber livros islâmico e a tirar dúvidas com o Sheikh Jihad e outras pessoas,esse processo durou de fevereiro até maio, quando tive a completa certeza da veracidade do islam quando li o versículo: “Não veem, acaso, os incrédulos, que os céus e a terra eram uma só massa que desagregamos, e que criamos todos os seres vivos da água? Não creem ainda?”Alcorão 21:30. Este versículo me reverteu ao islam só faltava oficializar fazendo a chahada. A fiz na data por telefone com Sheikh Ismail, alhamdulillah.

Como é ser muçulmano no Brasil ?

O Brasil é um país muito grande com grandes diversidades culturais e regionais. Temos a nosso favor a laicidade do Estado, o respeito à diversidade religiosa, e a lei que poderá ser usada a nosso favor. No contexto vivido por mim não vejo nenhuma dificuldade em ser muçulmano. Uso taqia diariamente e rezo onde estiver sem qualquer dificuldade. Claro que existe as ironias, piadas e outras coisas, mas convenhamos a recompensa e a certeza de estar fazendo o correto compensa tudo isso. Não há nenhum caso de violência contra muçulmanos onde moro alhamdulillah. Somos brasileiros que se reverteram ao islam, estamos aprendendo a ser muçulmanos, com erros e acertos, estamos nos tornando uma comunidade. Ser muçulmano no Brasil não é difícil exige esforço diário.

Deixe um recado para quem não conhece o Islam.

O Islam é a solução para todos os seus problemas: emocionais, espirituais, familiares, existenciais, sociais, econômicos e outros. Somente obedecendo ao Criador se conseguirá a felicidade plena tanto nesta vida como na outra vida, não existe outra forma de consegui-la.

" E quando lhes é dito: Temei o que está antes de vós e o que virá depois de vós, talvez recebereis misericórdia, (desdenham-no); Não lhes foram apresentados quaisquer dos versículos do seu Senhor, sem que os desdenhassem!" (Sura Yá Sin 45-46)



terça-feira, 12 de julho de 2011

Muçulmanos do Cerrado


Bismillah.
Todos o louvores, todas as suplicas são a Allah, O Misericordioso, que nos livrou da escuridão, que tornou evidente a verdade atraves do Qur'an que é luz e conhecimento. Que a paz e a misericordia de Allah, seja com seu mensageiro e profeta Muhammad, um exemplo para humanidade. Sou testemunha que não existe divindade alem de Allah. Sou testemunha que Muhammad é profeta e mensageiro de Allah.

As dificuldades aparecem para provar que somos capazes de supera-las, mas isso nunca aconteceria sem a ajuda de Allah, Todo-Poderoso. Comumente, quando me apresento como muçulmano as pessoas ficam surpresas e logo perguntam : "Seus pais são do Brasil ?". No meu trabalho outro dia, a psicologa perguntou se eu era brasileiro, eu acho que é porque eles me vêem sempre de barba grande e usando takkya. Outra pergunta frequente é : " tem muitos muçulmanos aqui em Goiânia? Onde voces se reunem ?". Assim como o irmão Ido Ali e Abdul Azziz, eu acredito que somos um sociedade islamica em crescimento, mas necessitamos de mais dedicação para divulgar. Em 2009, o irmão Mustafa lançou uma ideia legal sobre escrevermos um livro, desde aquele dia penso muito sobre isso e inshAllah essa saga terá resultado. Em breve a Juventude Islamica de Goiás e os Muçulmanos do Cerrado farão evento para divulgação dos projetos sociais afim de divulgar o Islam no Estado de Goiás e no Centro-Oeste.
Na proxima postagem, teremos entrevista com irmão Antonio (Abdul Azziz), inshAllah. Salaam .
by: Abdul-Rahman Muhajir al Brazili


" Dize aos Meus servos fiéis que observem a oração, que façam caridade, privativa ou paladinamente, com aquilo com que os agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá transação, nem amparo. " (Sura 14:31)

domingo, 10 de julho de 2011

Conheci a Verdade


por Abdul-Rahman Muhajir



Bismillah.
Todos o louvores, todas as suplicas são a Allah, O Misericordioso, que nos livrou da escuridão, que tornou evidente a verdade atraves do Qur'an que é luz e conhecimento. Que a paz e a misericordia de Allah, seja com seu mensageiro e profeta Muhammad, um exemplo para humanidade. Sou testemunha que não existe divindade alem de Allah. Sou testemunha que Muhammad é profeta e mensageiro de Allah.
Muitos me perguntam: como, quando e porque me tornei muçulmano? Respondo : Nasci muçulmano e, insh'Allah, morrerei muçulmano. Mas apenas isso não convencerá os que não conhecem o Islam, ou conhecem o que é manipulado pela midia. Então, tentarei resumir minha historia.
Já fui Catolico e evangelico. Sempre tive curiosidade em conhecer as coisas que dizem respeito a religião. Mas acredito que minha preparação para eu me reverter iniciou-se quando em 1991, quando eu tinha 7 anos. Todos sabem que a Guerra do Golfo aconteceu nesse ano. Minha residencia ficava na rota direta do aeroporto da minha cidade. Quando vi no noticiario o inicio dos bombardeios, assim como todo criança, fiquei assustado. Acreditava que os fatos se passavam na minha cidade e sempre que ouvia o som dos aviões sobrevoando minha residencia, o medo me atacava. Então meus pais me acalmaram e me informaram que a guerra acontecia em um país muito distante. Todos esses fatos me deixaram curioso e assistia ao noticiario todos os dias para obter mais informações sobre o conflito. Revistas, recorte de jornais com as noticias dos conflitos no Oriente Medio, guardava tudo isso. Aos 12 anos tive o primeiro contato com a causa Palestina. Aos 14 já era um especialista - para minha idade e cultura- sobre o assunto. Então a revolta foi maior quando em 2000 a primeira Intifada estourou. Minha pesquisas sobre o conflito arabe-israelense não cessavam. Sempre avido por mais noticias buscava entender a cultura desse povo que lutava com pedras contra aviões, tanques e armas tecnologicas. Soube que a maioria dos palestinos são muçulmanos. Não conhecia a religião. Então dividi minhas pesquisas sobre a Palestina e o Islam. Como mencionei no inicio fui catolico e evangelico, mas minhas perguntas ficaram sem resposta. Quanto mais me aprofundava no estudo do Islam, meus questionamentos erram resolvidos. Então apos 4 anos de estudo, senti que o momento da reversão se aproximava. Quando pronunciei a shahada, percebi que minha vida mudara, louvado e exaltado seja Allah. Atraves de contatos que obtive pela internet, em especial o irmão Mustafa ( Gustavo ), encontrei uma mussala a 20km da minha cidade. Na primeira vez que fui ate la, o Iman Haj Jamil foi quem me recebeu. Lembro-me de suas palavras : "como chegou aqui?", disse. Minha resposta foi um resumo, como escrevo agora. O Iman disse : " Não foram suas pesquisas sobre o Islam, não foi a causa palestina, não foi isso que lhe trouxe para o Islam. Allah,SWT, foi quem te trouxe aqui, é Allah,SWT, que lhe encaminha". Já se passaram 8 anos desde quando pronunciei a shahada e a partir daquele momento descobri a verdade que não conseguia encontrar. A cada dia que passa tenho a certeza que precisamos de mais conhecimento, que é necessario diciplina para alcançarmos a outra vida. Espero ter sido claro e que esse breve resumo torne-se suficiente. Com a ajuda de Allah, continuaremos essa caminhada. Assalamu Aleikum.

"Ele é o Originador dos céus e da terra e, quando decreta algo, basta-Lhe dizer: "Seja!" e ele é." (Sura 2:117)