quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O verdadeiro conceito de adoração


A realização da adoração à Deus é o objetivo do muçulmano ao testemunhar que la ilaha illa Allah nesta vida. Realizar o objetivo principal para o qual Deus criou o ser humano: * E não criei os gênios e os humanos senão para me adorarem. Não lhes peço sustento algum, nem quero que me alimentem. Allah é o Sustentador por excelência...* (51:56-57). E nas palavras do profeta lemos e ouvimos: "Disse Deus, o Altíssimo: Ó meus servos, não vos criei para multiplicar convosco o que era pouco, nem para ter vossa companhia após a solidão, nem para pedir vossa ajuda após a incapacidade, porém, vos criei para que lembrei de Mim incessantemente, e Me adorem extensamente, e Me louvem ".

E nas adorações estabelecidas por Deus, sobre as quais citamos alguns dos seus benefícios e como poderão influenciar na nossa vida, temos a concretização, realização e tradução desta adoração para a qual fomos criados. E antes de refletir sobre o "caminho para a realização da adoração verdadeira", vamos refletir sobre o significado da adoração para nós muçulmanos... ( O conceito de adoração no Islam)

o caminho para a realização da fé e adoração

(al assr)

Para que esta fé e esta adoração que Deus estabeleceu sejam a alimentação de nossas almas interfiram efetivamente em nossas vidas devemos trabalhar e nos esforçar. Do contrario nossas palavras serão meros dizeres repetidos espontaneamente sem significado vivo e atuante em nossas vidas.

E para que isto aconteça devemos ter acima de tudo, a ideologia islâmica, a preocupação islâmica e o sistema islâmico em nossas vidas. Se minha ideologia e pensamento são islâmicos, penso com o pensamento alcorânico provindo de Deus, ilumino minhas idéias com a luz do Alcorão Sagrado, *...Um livro veraz por excelência. A falsidade não se aproxima dele nem pela frente nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudável*(41:41-42). Organizo minha vida com a organização do Alcorão e da vida do profeta Muhammad, que é o exemplo e modelo de vida para todo ser humano que nele crê como profeta de Deus. Por isso, disse Allah, o Altíssimo: *...Aceitai, pois, o que vos der o mensageiro, e abstende-vos de tudo quanto ele vos proíba. E temei a Allah, porque Allah é Severíssimo no castigo* (59:7). E citou-o como modelo para a vida dizendo: *Realmente, tendes no mensageiro de Allah um excelente exemplo para aquele que têm esperança em Allah e no dia do juízo final, e invocam a Allah freqüentemente* (33:21).

Temos numa pequena surata do Alcorão Sagrado, os passos a serem seguidos ordenadamente para termos uma verdadeira fé e uma saudável adoração. Disse Allah, o Altíssimo: *Pela era, que o homem está na perdição, salvo os que: 1. creram, 2. praticaram o bem, 3. aconselham-se na verdade, 4. e recomendam uns aos outros a paciência* (103).

Pequenos versículos, nos quais Deus revela significados que necessitam de um livro para serem traduzidos e explicados. Por isso, al imam Al-Shafi´i disse: "Se Allah não revelasse senão esta surah já bastava como orientação para os muçulmanos".

Esta pequena surata do Alcorão, conhecida por todos os muçulmanos, revela-nos os passos na construção e desenvolvimento da religião de Deus em nossas vidas, fazendo a fé e pratica influenciarem na conduta e adoração, os passos que levam à senda reta que tanto rogamos à Deus encontrá-la, os passos que guiam ao caminho dos profetas e mensageiros. O primeiro passo nesta construção:

Sheikh Ahmad Mazlum, Imam e Khatib da Mesquita de Mogi das Cruzes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário